HISTÓRICO! São Paulo bate a Ferroviária e está na final do Campeonato Brasileiro feminino

Mesmo com a derrota, tricolor paulista vence nos pênaltis e avança para a decisão

Matheus
4 min readSep 9, 2024
📸 Paulistão Feminino via Instagram

Foi com drama e muita emoção, mas o São Paulo finalmente exorcisou o fantasma da semifinal e está na final do campeonato brasileiro feminino pela primeira vez em sua história. Depois de vencer o jogo de ida por 2x1 no estádio do Canindé, as tricolores foram até Araraquara com a vantagem do empate para chegar até a final, enquanto as donas da casa precisavam vencer por um gol de diferença para levar aos pênaltis ou por dois para se classificarem de forma de direta.

O jogo

Os primeiros 45 minutos foram muito aquém do que se era esperado, sem muitas chances e com um jogo bem morno.

Com o 0x0 sendo favorável, a equipe da capital não se arriscou muito na primeira etapa. Quando tinha a bola, procurava por uma armação mais lenta e cadenciada, e quando era atacado, se fechava e tentava a saída rápida para o contra-ataque, explorando principalmente a velocidade das suas jogadoras de frente, com Mariana Santos e Ariel sendo bastante acionadas, além de Aline vindo do meio. Já pelo lado da Ferroviária, mesmo precisando do resultado e contando com o apoio de sua torcida, a equipe não conseguiu pressionar as visitantes e nem criar chances claras, e foi para o intervalo ainda em desvantagem.

Se o primeiro tempo foi decepcionante, o segundo foi mais animado. Tentando segurar o resultado, o tricolor mudou de postura, recuando e se defendendo ainda mais do que na primeira etapa, e sem ter o mesmo contra-ataque rápido, que já na funcionava tão bem para desafogar o time. Pelo lado da “Ferrinha”, a pressão aumentou e a equipe começou a empurrar o São Paulo cada vez mais para o seu campo, chegando até a acertar o travessão com a lateral Kati. Apesar da pressão, a recompensa só veio no final da partida. Aos 44 minutos, após cobrança de falta direta para a área, a zagueira Kaká acertou Camila e cometeu pênalti, que só foi marcado após revisão do VAR. A meio campista Duda foi para a batida e converteu, empatando o placar agregado e levando a semifinal para os pênaltis.

📸 Brfeminino via Instagram

A “pequena grande” heróina

Na decisão por pênaltis, Carlinha brilhou e foi o grande nome da disputa. Apesar do apelido, que trás o nome no diminutivo, a goleira do São Paulo foi gigantesca e foi a grande responsável por colocar as tricolores na final, pegando os três pênaltis que foram cobrados pela Ferroviária. O primeiro, ficando no meio no pênalti de Luana, e os outros dois voando para o seu canto esquerdo e defendendo as batidas de Rafa Soares e Fátima Dutra. Já pelas são-paulinas, Jéssica Soares converteu o primeiro, Kaká o segundo, e a capitã Maressa fez o terceiro e último pênalti, selando a classificação do São Paulo para a sua primeira final de brasileirão.

📸 brfeminino via Instagram

Momento histórico e fantasma exorcizado

Reativado em 2017, o futebol feminino tricolor chegou a elite do campeonato brasileiro após ser campeão da Série A2 em 2019, e desde então viu o “fantasma da semifinal” ser criado.

Em 2020, já no seu primeiro ano na primeira divisão, chegou até a semifinal do torneio pela primeira vez, quando foi eliminado para o Kindermann. Em 2021, parou ainda nas quartas quando caiu para o Internacional. No ano seguinte, em 2022, caiu novamente para as gaúchas, mas dessa vez no que era a segunda semifinal do tricolor. Já no ano passado, a terceira semi em 4 anos, mas dessa vez para enfrentar a Ferroviária. As paulistanas perderam o primeiro jogo em casa, venceram fora, mas acabaram mais uma vez eliminadas, dessa vez na decisão por pênaltis.

Após três decepções, o fantasma finalmente foi exorcisado, e quis o destino que fosse contra a mesma Ferroviária, também em Araraquara e em outra disputa de pênaltis, mas dessa vez com um final feliz e totalmente oposto ao que aconteceu em 2023.

Maressa marcou o último pênalti e carimbou a vaga do São Paulo para a decisão

A grande final

O adversário do São Paulo na final será o Corinthians, maior vencedor do futebol feminino brasileiro e grande exemplo da modalidade no país.

Desde que teve seu futebol reativado, o tricolor já enfrentou as Corinthianas em três decisões de campeonato paulista, e acabou derrotado nas três, uma em 2019, outra em 2021 e a última no ano passado. Vivendo o sonho de chegar pela primeira vez na final do campeonato brasileiro, as tricolores esperam que o resultado seja diferente das últimas decisões contra a rival.

Os jogos da final ainda terão a data marcada e os locais confirmados, mas sabendo que o São Paulo será mandante na ida e o Corinthians decidirá o campeonato em casa.

A expectativa é das maiores, e é possível se esperar mais uma grande decisão entres os dois rivais, seja com mais um título das brabas do timão ou com um momento para a história do futebol feminino tricolor.

📸 São Paulo feminino via Instagram

--

--

Matheus

Estudante de jornalismo e apaixonado por esporte!