Arsenal perde para o Hacken e sai atrás no playoff da Champions

Equipe inglesa é surpreendida pelas donas da casa e vai precisar correr atrás do prejuízo em Londres

Matheus
4 min readSep 18, 2024

Em Gotemburgo, na Suécia, o BK Hacken venceu o Arsenal pelo jogo de ida da última fase de playoff da UEFA Women’s Champions League, saindo na frente na briga por uma vaga na fase de grupos do torneio continental.

Após vencer Rangers e Rosenborg em partidas completamente controladas na primeira fase da competição, o Arsenal chegou confiante para enfrentar as suecas, que já tinham vaga garantida nessa segunda fase, e estrearam justamente na partida contra as inglesas.

Desde o começo as equipes já deram as cartas sobre o que seria o jogo: o Arsenal tentando manter a posse e controlar as ações, enquanto as donas da casa se fechavam e tentavam explorar o contra ataque em velocidade, nas costas das defensoras do time londrino, que avançava cada vez mais as suas linhas. Apesar das propostas claras, o primeiro tempo não reservou muitas emoções, e a chance mais clara foi de Rosa Kafaji, meio campista do Arsenal e ex-jogadora do Hacken, que quase fez valer a famosa “lei da ex" quando acertou o travessão, assustando a torcida local.

Já na segunda etapa, as visitantes continuavam com a idéia de controlar o jogo com a bola nos pés, subindo ainda mais suas atletas até o campo adversário, tendo inclusive suas zagueiras muitas vezes participando do jogo na intermediária da equipe sueca. Mesmo com todo o controle, as chances reais de gol não apareciam, incomodando tanto as jogadoras dentro de campo, quanto a torcida, até que Beth Mead teve a grande oportunidade de tirar o zero do placar com uma cabeçada da pequena área, mas que parou em uma defesa espetacular da goleira Falk. Pouco tempo depois, foi a vez das donas da casa terem a sua primeira enorme chance, quando em um de seus contra ataques, Larisey avançou pela meia direita, driblou a goleira Manuela Zinsberger, mas na hora de finalizar acabou errando o alvo e acertou a rede pelo lado de fora. Apesar da chance perdida, aquele lance era uma prévia do que viria a acontecer logo depois. Aos 31 minutos da segunda etapa, outra escapada rápida, e o lançamento em direção a Tindell, que contou com uma baita colaboração da lateral Katie McCabe, que furou ao tentar cortar o passe, deixando a atacante cara a cara com a goleira das Gunners, e que dessa vez, em uma finalização certeira, não perdoou e abriu o placar para o Hacken. O Arsenal ainda ensaiou uma pressão nos 15 minutos finais, com Frida Maanum tendo duas chances, sendo a primeira em uma finalização da entrada da área, que parou em mais uma grande defesa de Falk, e a segunda, já nos acréscimos, quando de cabeça colocou mais uma bola no travessão das suecas. Mesmo com as tentativas não teve jeito, o placar continuou no 1x0, o que surpreendeu a muitos, visto que a equipe inglesa era a favorita no duelo.

Tindell comemora o gol que deu vantagem ao Hacken no confronto

Jogo de volta em Londres

Atrás no placar agregado, o Arsenal agora conta com o apoio da sua torcida em Londres para conseguir reverter o placar. A expectativa é de casa cheia, e que mais de 4.000 torcedores estejam presentes no Meadow Park para o jogo da volta, que acontece já na semana que vem. As Gunners precisam vencer por dois gols de diferença para avançarem no tempo regulamentar, enquanto vitória por apenas um gol leva a decisão para a prorrogação e, se necessário, para a disputa de pênaltis. O Arsenal busca a virada para evitar, pelo segundo ano consecutivo, ficar de fora da fase de grupos da UEFA Women’s Champions League, o que seria um desastre para a temporada da equipe.

Ficha técnica

Escalação: Zinsberger, Emily Fox (Laura Wienroither), Lotte Wubben-Moy (Leah Williamson), Laia Codina, Katie McCabe. Kim Little, Kyra Cooney-Cross, Rosa Kafaji (Frida Maanum). Mariona Caldentey, Beth Mead (Caitlin Foord), Alessia Russo (Stina Blackstenius).

Posse de bola: 68% x 32%

Finalizações: 17 (4 no alvo) x 4 (1 no alvo)

Passes trocados: 650 x 315

Faltas: 8 x 14

Cartões amarelos: 4 x 2

Cartões vermelhos: 0 x 0

**Os números da esquerda representam a equipe do Arsenal

--

--

Matheus

Estudante de jornalismo e apaixonado por esporte!