Arsenal goleia o Hacken e está na fase de grupos da UEFA Women’s Champions League

Equipe do norte de Londres passa por cima das suecas e garante seu lugar na próxima fase

Matheus
4 min readSep 28, 2024
Lotte Wubben-Moy comemora com Lia Wälti, que marcou o primeiro gol da equipe e abriu caminho para a goleada

Depois da derrota no jogo de ida em uma partida onde o desempenho foi muito abaixo do esperado, o Arsenal recebeu o BK Hacken no Meadow Park, em Londres, com um único objetivo: Reverter a desvantagem e chegar até a fase de grupos da UEFA Women’s Champions League depois de uma temporada fora da competição.

Em uma noite totalmente oposta a do primeiro confronto, a equipe inglesa não tomou conhecimento das adversárias, e não só conseguiu virar o placar, como também aplicou uma goleada para se garantir na próxima fase da Liga das Campeãs. Um estrondoso 4x0, com os gols da partida sendo marcados por Lia Wälti, Mariona Caldentey, Beth Mead e Frida Maanum.

O duelo

Tendo a vantagem de ter vencido o primeiro jogo na sua casa por 1x0, o Hacken foi até Londres jogando por um empate simples para se classificar, ou na pior das hipóteses, podendo perder por um resultado semelhante de um gol de diferença, o que levaria o confronto para a prorrogação e, se necessário, até a disputa de pênaltis. Já as donas da casa precisavam vencer por, no mínimo, dois gols de diferença para se classificarem.

Tendo a desvantagem no placar e jogando diante de sua torcida, o Arsenal repetiu a mesma postura do jogo de ida, onde tentou controlar a posse de bola e mandar no jogo desde o início, enquanto a equipe sueca mais uma vez apostava em suas escapadas rápidas de contra ataque, tentando pegar desprevenida a linha de defesa das Gunners, que por ter o controle da bola avançava cada vez mais.

Apesar da tentativa de pressão e de algumas chances criadas, a primeira grande oportunidade foi das visitantes, que em finalização praticamente da entrada pequena área assustaram a goleira Manuela Zinsberger, que não nada poderia fazer se a bola tivesse a direção do gol. A chance da equipe sueca parece ter acordado um pouco mais as Gunners, que aos 23 minutos foram premiadas com o gol marcado por Lia Wälti, em uma bela finalização de longa distância — e com uma dose de sorte — que tocou no travessão e ainda nas costas da goleira antes de entrar e abrir o caminho para a virada. Com o placar agregado empatado e menos nas costas, o jogo da equipe inglesa parece ter fluído mais, e ainda no primeiro tempo, aos 40 minutos, o segundo gol saiu, com Mariona Caldentey em bola rebatida na grande que sobrou no pé da atacante espanhola. E se o primeiro tempo terminou com bola na rede, o segundo começou da mesma forma. Beth Mead aproveitou a bola na área, deu um chapéu na zagueira e finalizou, marcando um golaço para garantir a tranquilidade das Gunners. Com dois gols atrás no placar, a equipe do Hacken começou a ceder cada vez mais espaços ao Arsenal, e em um lindo contra ataque, Frida Maanum, aos 33 da etapa final fechou o placar e selou a classificação das londrinas.

Frida Maanum comemora o último gol da equipe

De volta à fase de grupos!

Depois do “vexame” na temporada passada, quando perdeu para o Paris nos pênaltis ainda na primeira fase preliminar e ficou de fira, o Arsenal retorna à fase de grupos da competição continental. As gunners se juntam aos outros 15 clubes classificados e aguarda a definição dos adversários por sorteio, que acontece na sexta feira, 27 de setembro.

Ficha técnica

Escalação: Zinsberger, Emily Fox (Laura Wienroither), Lotte Wubben-Moy, Laia Codina, Katie McCabe. Kim Little, Lia Walti (Kyra Cooney-Cross), Alessia Russo (Frida Maanum). Beth Mead (Caitlin Foord), Stina Blackstenius, Mariona (Kafaji).

Gols: Lia Wälti (23’), Mariona (40’), Beth Mead (49’), Frida Maanum (78’)

Posse de bola: 68 x 32

Finalizações: 14 (10 no alvo) x 8 (2 no alvo)

Faltas: 4 x 9

Cartões amarelos: 1 x 2

**Os números da frente representam a equipe do Arsenal

--

--

Matheus

Estudante de jornalismo e apaixonado por esporte!